Categories
IA, Inteligência Artificial, Notícias

No cenário de inovação e evolução da inteligência artificial, um tema tem provocado a imaginação das pessoas e gerado debate entre cientistas e acadêmicos: a singularidade tecnológica. O conceito se refere a um evento hipotético futuro no qual a inteligência dos computadores conseguirá superar a dos humanos e determinará mudanças irreversíveis para a civilização.



Foto: Reprodução/Freepik / Canaltech

O termo singularidade tem origem na matemática e na física como a descrição de um ponto de indefinição que pode apresentar comportamentos imprevisíveis. Albert Einstein popularizou esse conceito ao descrever o centro dos buracos negros — um ponto de densidade e gravidade infinitas no qual nenhum objeto pode escapar, nem mesmo a luz.

Na matemática, o conceito de singularidade é usado para descrever pontos em uma função ou equação nos quais o objeto matemático não é definido ou não é diferenciável, e sobre os quais as propriedades usuais podem não se aplicar.

Essa ideia de inflexão e imprevisibilidade foi emprestada para a definição de singularidade dentro da área de tecnologia.

O que é singularidade tecnológica?

A singularidade tecnológica seria um ponto hipotético no futuro no qual a inteligência das máquinas vai superar a capacidade humana e poderá se tornar incontrolável e até mesmo incompreensível para as pessoas — com resultados imprevisíveis para a humanidade.




A singularidade tecnológica se refere a um ponto hipotético no futuro em que a inteligência das máquinas vai superar as capacidades humanas, com resultados imprevisíveis (Imagem: Tara Winstead/Unsplash)

A singularidade tecnológica se refere a um ponto hipotético no futuro em que a inteligência das máquinas vai superar as capacidades humanas, com resultados imprevisíveis (Imagem: Tara Winstead/Unsplash)

Foto: Canaltech

Nesse ponto de inflexão, ou de nã retorno, as máquinas superinteligentes se tornariam capazes de construir versões melhoradas de si mesmas e tomar decisões próprias sem a supervisão humana.

A singularidade tecnológica também pode ser descrita como uma era de maior interação da biologia com a tecnologia, com aplicações de robótica, automação, genética e nanotecnologia que podem transformar a relação indivíduo-máquina.

Singularidade e a inteligência artificial

A evolução vista atualmente nos sistemas de inteligência artificial e nos modelos de linguagem em larga escala (LLMs) pode representar um passo em direção à singularidade tecnológica.

Ferramentas de IA generativa, como o ChatGPT, já apresentam capacidades avançadas de processamento de linguagem natural (PLN) e possuem treinamento com uma base de dados que engloba grande parte de todo o conhecimento humano.

Os modelos atuais de chatbot conseguem não apenas gerar textos sobre qualquer área ou especialidade, como também escrever códigos de programação, analisar documentos, produzir resumos e calcular dados de planilhas e relatórios.

O impacto da disseminação dessas ferramentas sobre a atividade humana é gigantesco: profissionais das mais diferentes áreas passaram a utilizar soluções de IA no dia a dia enquanto algumas ocupações começaram a ser substituídas por inteligência artificial.



Ferramentas de IA já substituem várias atividades humanas (Imagem: Reprodução/Freepik)

Ferramentas de IA já substituem várias atividades humanas (Imagem: Reprodução/Freepik)

Foto: Canaltech

Um estudo realizado em março de 2023 pelo banco Goldman Sachs, sediado em Nova York (EUA), indica que dois terços dos empregos atuais estão expostos a algum grau de automatização por ferramentas de IA, e que a IA generativa poderá substituir até um quarto de toda a força de trabalho ao redor do mundo nos próximos anos.

Enquanto isso, os modelos de linguagem são aprimorados, refinados e ficam cada vez mais potentes. Atualmente, companhias como Microsoft, OpenAI, Anthropic e DeepMind estudam o desenvolvimento de uma superinteligência artificial, ou uma inteligência artificial geral (AGI): uma proposta de IA que teria capacidade cognitiva similar ou superior à dos humanos.

A AGI envolveria um sistema que, além de executar tarefas e responder a comandos, seria capaz também de aprender com a experiência, adquirir conhecimento, realizar associações complexas e compreender contextos — em um funcionamento similar ao cérebro humano.

Muitas das discussões sobre a inteligência artificial geral são teóricas e hipotéticas, mas com frequência elas esbarram no conceito de singularidade tecnológica e no debate sobre os benefícios e riscos que essa superinteligência pode trazer para a humanidade.

Discussões sobre IA e a singularidade tecnológica

Segundo o conselheiro consultivo da ABRIA (Associação Brasileira de Inteligência Artificial) Cassio Pantaleoni, “todos aqueles que estão engajados com o desenvolvimento da IA creem que no futuro as máquinas superarão os humanos em certas capacidades, como hoje já é possível observar”. “No debate entre os entusiastas e os céticos o que se encontra é uma perspectiva de time frame — o quando — para que isso se torne realidade”, comentou com exclusividade ao Canaltech.

Para o especialista em inovação e cofundador da AAA Inovação Allan Costa, é preciso conter a euforia sobre novos modismos e analisar com discernimento as aplicações práticas da inteligência artificial.

“É importante que entendamos que a IA nem vai destruir o mundo provocando a guerra da aniquilação total — tenho muito mais medo é dos homens mesmo, nesse sentido —, nem será só mais um modismo passageiro. É preciso um certo distanciamento e muita curiosidade para entender de verdade os impactos que ela irá provocar em cada vida, em cada empresa, em cada setor”, explicou.



A evolução tecnológica da IA problematiza questões filosóficas e a capacidade cognitiva dos seres humanos (Imagem: Rochak Shukla/Freepik)

A evolução tecnológica da IA problematiza questões filosóficas e a capacidade cognitiva dos seres humanos (Imagem: Rochak Shukla/Freepik)

Foto: Canaltech

De acordo com Costa, o olhar crítico sobre a evolução da tecnologia é capaz de “separar o ruído do que é efetivamente uma tendência de impacto relevante”, e esse exercício permitirá a construção de um mundo em que a IA não substituirá os humanos, mas vai atuar para potencializar e ampliar as suas habilidades.

No debate sobre a possibilidade de os modelos de inteligência artificial superarem as capacidades humanas e atingirem a singularidade tecnológica, há ainda outra questão que problematiza essa comparação: a complexidade do cérebro humano e seu funcionamento.

O conselheiro da ABRIA Cassio Pantaleoni defende que, nessas reflexões sobre o futuro da IA, “não se pode ignorar o campo de outras ciências como a filosofia, a psicologia evolucionista, a neurociência, a biomedicina, as ciências cognitivas etc”.

Segundo o consultor, “quando ampliamos este espectro para campos conceituais que destituem o paradigma computacional dos estudos de IA, tudo fica muito mais complexo. Afinal, ainda não temos um consenso sobre como se dá a intencionalidade, o comprometimento ontológico, a moralidade e a própria consciência”.

Como se vê, não há certezas sobre o futuro e se um dia a singularidade tecnológica tornará os humanos obsoletos. O que é certo é que as ferramentas e modelos de inteligência artificial continuarão presentes, com impacto sobre as atividades e permeando as relações dos indivíduos com o mundo.

Trending no Canaltech:

source

19 replies on “O que é singularidade tecnológica e o que isso tem a ver com IA”

Its like you read my mind You appear to know so much about this like you wrote the book in it or something I think that you can do with a few pics to drive the message home a little bit but instead of that this is excellent blog A fantastic read Ill certainly be back

Simply desire to say your article is as surprising The clearness in your post is simply excellent and i could assume you are an expert on this subject Fine with your permission let me to grab your feed to keep up to date with forthcoming post Thanks a million and please carry on the gratifying work

J’ai adoré ce que vous avez fait ici L’esquisse est de bon goût, la matière écrite est élégante, mais vous vous sentez nerveux à l’idée de livrer ce qui suit. Il ne fait aucun doute que vous reviendrez plus tard exactement de la même façon, très souvent, au cas où vous feriez cette randonnée.

Its like you read my mind You appear to know a lot about this like you wrote the book in it or something I think that you could do with some pics to drive the message home a little bit but instead of that this is fantastic blog An excellent read I will certainly be back

What i do not understood is in truth how you are not actually a lot more smartlyliked than you may be now You are very intelligent You realize therefore significantly in the case of this topic produced me individually imagine it from numerous numerous angles Its like men and women dont seem to be fascinated until it is one thing to do with Woman gaga Your own stuffs nice All the time care for it up

certainly like your website but you need to take a look at the spelling on quite a few of your posts Many of them are rife with spelling problems and I find it very troublesome to inform the reality nevertheless I will definitely come back again

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *